quinta-feira, 25 de abril de 2013

25 de Abril SEMPRE!


Há 39 anos esta data caiu também numa quinta-feira!
Há 39 anos a vida neste País também era muito difícil!
Presentemente estamos à beira do precipício para uma nova ditadura!
Mais: há 39 anos éramos um País soberano; hoje, já não somos soberanos.
Precisamos de outro 25 de Abril! Ou de um D. João IV ou de um Nuno Álvares Pereira. Não para lutar contra os Castelhanos mas para nos impormos à Alemanha, porque a União Europeia... já era!
Quando os governantes, à guisa de se trabalhar mais, optam por subtrair os feriados mais emblemáticos do País, vê-se a "má raça" destes portugueses. Não me digam que não foi intencional deixar de ser feriado no dia 1 de Dezembro em que se comemora a Independência de Portugal face ao jugo de 60 anos sob o domínio dos Espanhóis; e o 5 de Outubro em que se comemora a proclamação da República, regime sob o qual vivemos.
Resta é saber se não foram estes os feriados "impostos" pela Alemanha para nos rebaixar, para nos achincalhar! Então aí... o caso é muito mais sério. Não tardará muito para se saber qual das situações é a verdadeira!
Enquanto nos outros países se estuda História do País, se ensina às crianças o Hino Nacional, se inculca um espírito de patriotismo, se ensina Organização Política do País, em Portugal tudo isso foi posto de parte há 39 anos. Mas não digam que foram os partidos de esquerda que fomentaram isso: olhe-se para trás e veja-se de que faixa política foram os Presidentes desde lá até agora, ou mesmo os partidos que nos governaram em alternância.
Aparentemente vivemos em democracia, mas uma "democracia à portuguesa", em que os vírus do passado continuam activos: é preferível gente inculta do que gente que saiba pensar e que tenha bagagem intelectual vasta para se poder "reinar" sem problemas.
Tudo isto tem que mudar e depressa.
Convido todos os que sabem ler e escrever a ler muito e a ler de tudo. Convido todos a serem auto-didatas e a cultivarem-se, a serem curiosos e a pôr os neurónios a funcionar.
Aprendam a ser gente válida que sabe o que quer e gostem de ajudar os outros a ser gente também!
Somos todos iguais embora todos diferentes nos seus gostos, nas suas tendências, nas suas capacidades. Mas repito: SOMOS TODOS IGUAIS!

E VIVA O 25 DE ABRIL, SEMPRE!


Rosa dos Ventos


Sem comentários:

Enviar um comentário