terça-feira, 3 de maio de 2011

PRIMEIRO DE MAIO DE 2011



Dia do Trabalhador!

O Feriado mais significativo para quem trabalha!  

Significa terem-se alcançado grandes conquistas no que respeita às condições de trabalho e aos horários que eram praticados.

Significa também a existência de Sindicatos para defesa dos direitos dos trabalhadores.

Infelizmente, no nosso País, de gente ainda muito ignorante quanto aos direitos que lhe assiste, temos uma minoria de pessoas sindicalizadas, que, por vezes, quando se vê “apertada” com problemas laborais fica desamparada e sem saber como agir.

As pessoas não se sindicalizam por falta de dinheiro para pagar as cotas, mas, ainda, por MEDO, e por acharem – o que não deixa de ser verdade – que poderão ser prejudicadas se o patrão souber, no sector privado, ou se o serviço disso tiver conhecimento, quando se trata da Função Pública.

E pensar que no dia 26 de Abril de 1974 toda a gente era socialista!!!...

Mas o medo que veio de trás ainda está muito enraizado. E os fascistas, que saíram do País com receio da reacção do Povo, assim que se aperceberam de que tudo não tinha passado de “fogo de vista” voltaram para se vingar: e conseguiram-no! ao ponto de no dia 1 de Maio de 2011, os maiores detentores das chamadas grandes  superfícies - supermercados e hipermercados - terem feito chantagem com os trabalhadores para os obrigar a trabalhar.

E tudo isto porquê?

Por culpa do governo, que em vez de governar o País se aliou ao Capital e ao Mundo Financeiro. E até parece que são estes senhores que ditam as leis!...

Este ano, o 1º. de Maio até coincidiu com um Domingo, e se o governo não tivesse cedido à pretensão e pressão dos senhores do capital para terem os supermercados e os hipermercados abertos ao Domingo, isto não teria acontecido.

O pior ainda é este povo que não há meio de ser unido, não ter procedido como devia para ajudar aqueles trabalhadores, não aparecendo nesses locais, e deixar esses agiotas sem o “dinheirinho” que lhes é tão querido, e iríamos ver se tornavam a repetir a “gracinha” de abrir as lojas neste dia.

Somos um povo egoísta que não pensa em se ajudar e em se unir contra aqueles que o querem prejudicar e tirar-lhe o pão para a boca.

Por isso se ouve a toda a hora: “temos o que merecemos”!

Muitos foram os que apareceram nas manifestações da comemoração da data, que foi ao mesmo tempo uma manifestação de protesto e de luta contra o estado em que o País se encontra - vendido ao estrangeiro - apesar da chuva que ainda caiu nalguns sítios. Mas deviam também ter ido para as portas dos ditos supermercados e hipermercados impedindo que estivessem abertos.

Estes detentores do Capital, andam com falinhas mansas e formaram o movimento Mais Sociedade para enganar os incautos, porque o que eles querem é os bolsos bem recheados e não lhes tira o sono saberem que há milhões de pessoas com fome. Vêm para a TV com um discurso, como que a ensinarem os governantes, e há quem escorregue na “casca de banana” e até ache que eles têm razão. Só o que lhes faltou dizer foi que querem que o pessoal trabalhe para eles de graça e durante 24 horas por dia.

Por isso, Povo do meu País! Abre os olhos! E por muito dura que a vida se torne, não cedas aos senhores do Capital e das Finanças. Não sejas sabujo, tem dignidade e sabe bem quanto vale o teu trabalho! Cumpre com os teus deveres, mas exige os teus direitos como pessoa humana que és e não como “burro de carga” em que eles querem que te tornes!

Que no próximo PRIMEIRO DE MAIO possamos ter melhores notícias e menos convulsões, são os meus e penso que, também, os votos de todos!

LUTEMOS SEMPRE POR AQUILO A QUE TEMOS DIREITO!

O PAÍS NÃO É “A QUINTA” DE NINGUÉM.

PORTUGAL É PARA TODOS OS PORTUGUESES E PARA TODOS AQUELES QUE AQUI QUEREM VIVER E QUE VÊM POR BEM!



Rosa dos Ventos

Sem comentários:

Enviar um comentário